Uma pessoa analista de requisitos realiza o levantamento e a análise de informações de sistemas, a fim de identificar todas as necessidades para um projeto de software. Graças a esse profissional, a equipe de desenvolvimento sabe o que precisa executar para cumprir os objetivos do projeto.
Para identificar funcionalidades e características que um software deve apresentar, a pessoas analista de requisitos deve conversar com o cliente. No entanto, muitas vezes o desconhecimento e a indecisão do cliente sobre as funções necessárias podem desafiar esse profissional, que deve realizar uma análise mais aprofundada do projeto.
De qualquer maneira, quem atua na área deve garantir que o design técnico do software seja compatível com as necessidades do cliente, mantendo a eficiência e a qualidade do código. Essa responsabilidade dupla pode aumentar a carga de trabalho e o nível de detalhe necessário para executar ambas as tarefas de maneira eficaz.
O que faz um analista de requisitos no dia a dia?
- Analisar e especificar as funcionalidades e características que o software deve apresentar;
- Alinhar expectativas e possibilidades com o cliente e com a equipe de desenvolvimento;
- Monitorar o desenvolvimento de software para verificar se cumprem as funções necessárias;
- Identificar os riscos envolvidos no projeto para projetar soluções preventivas;
O que é necessário estudar para ser analista de requisitos?
- Documentação de requisitos;
- Ferramentas de gerenciamento de requisitos;
- Linguagens de programação;
- Arquitetura de software.
Um analista de requisitos atua na área de desenvolvimento de softwares, principalmente na etapa de planejamento do projeto. Pode trabalhar em diversos tipos de organização, mas encontra melhores oportunidades em startups e grandes corporações, especialmente aquelas que desenvolvem soluções em tecnologia.
Para quem deseja começar estudar para trabalhar como analista de qualidade, é necessário saber por onde começar. O setor de tecnologia cresceu muito no Brasil nos últimos anos e há inúmeras oportunidades no setor. Com o aquecimento do mercado, surgiram diversas opções de cursos (online ou presenciais, pagos ou gratuitos), como o da Trybe, que são reconhecidos pelo mercado.
O curso de desenvolvimento web da Trybe, por exemplo, é uma formação completa em programação, que ensina os alunos a programar do zero e habilita os profissionais a se colocarem no mercado em posições bastante valorizadas.
Quanto ganha quem se forma na Trybe?
renda de pessoas formadas Valor calculado a partir da mediana salarial de 406 pessoas que concluíram a formação em desenvolvimento web da Trybe até dezembro de 2021.
R$ 4.500,00/mêsOs dados de renda relatados aqui correspondem apenas às pessoas que se formaram na Trybe via MSC (Modelo de Sucesso Compartilhado).MSC é a sigla para Modelo de Sucesso Compartilhado. Essa modalidade de pagamento permite que a pessoa estudante da Trybe pague pela formação apenas quando estiver trabalhando.
A base de usuários utilizada corresponde a 406 pessoas formadas na Trybe. Essas pessoas passam por um processo mensal de verificação de trabalho e renda através do qual acompanhamos onde estão trabalhando e como andam seus avanços na carreira.
Fonte: Panorama da Carreira Tech - Carreira Trybers 2020/2021mediana salarial de pessoas formadas na Trybe
mediana salarial de pessoas formadas na Trybe
Os dados de renda relatados aqui correspondem apenas às pessoas que se formaram na Trybe via MSC (Modelo de Sucesso Compartilhado).MSC é a sigla para Modelo de Sucesso Compartilhado. Essa modalidade de pagamento permite que a pessoa estudante da Trybe pague pela formação apenas quando estiver trabalhando.
A base de usuários utilizada corresponde a 406 pessoas formadas na Trybe. Essas pessoas passam por um processo mensal de verificação de trabalho e renda através do qual acompanhamos onde estão trabalhando e como andam seus avanços na carreira.
Fonte: Panorama da Carreira Tech - Carreira Trybers 2020/2021