Um cientista da computação pode trabalhar nas diversas áreas da tecnologia da informação. Geralmente é o profissional formado no curso de graduação em Ciência da Computação, que abrange uma forte base teórica e conhecimentos em lógica e matemática.
Na Ciência da Computação, os profissionais focam no desenvolvimento de soluções de software, diferentemente da Engenharia da Computação, que foca no hardware. Cientistas de computação podem construir softwares, desenvolver algoritmos, modelos computacionais, entre outras atividades.
Importante: a graduação de Ciência da Computação costuma ser uma das mais densas e difíceis na área de TI. Inclusive, grande parte das pessoas formadas no curso recebem bons salários para a média do mercado de tecnologia.
Porém, apesar da formação ser chamada de “Ciência da Computação”, o mais comum é ver pessoas formadas atuando como pessoa desenvolvedora de software ou pessoa engenheira de software, ao invés de cientista da computação.
Cientistas da computação têm um conhecimento amplo nos fundamentos da computação teórica e aplicada. Geralmente os profissionais se especializam em diferentes áreas da TI, como desenvolvimento de software, administração de bancos de dados, segurança da informação, entre outras.
O cientista da computação também pode atuar no campo acadêmico, como docente e pesquisador em cursos de tecnologia da informação.
O que faz um cientista da computação no dia a dia?
- Gerenciar sistemas de informação
- Desenvolver softwares e algoritmos
- Codificar programas
- Integrar teoria e prática da computação
O que é necessário estudar para ser cientista da computação?
- Lógica e matemática
- Linguagens de programação
- Administração de redes
- Bancos de dados
Um cientista da computação pode trabalhar em empresas privadas ou no setor público, nos mais diversos segmentos, além de atuar como docente e pesquisador na universidade. Dependendo da sua especialidade, pode desenvolver programas, páginas para web, aplicativos mobile, jogos, entre outros sistemas computacionais.
Para quem deseja começar estudar para trabalhar como cientista da computação, é necessário saber por onde começar. O setor de tecnologia cresceu muito no Brasil nos últimos anos e há inúmeras oportunidades no setor. Com o aquecimento do mercado, surgiram diversas opções de cursos (online ou presenciais, pagos ou gratuitos), como o da Trybe, que são reconhecidos pelo mercado.
O curso de desenvolvimento web da Trybe, por exemplo, é uma formação completa em programação, que ensina os alunos a programar do zero e habilita os profissionais a se colocarem no mercado em posições bastante valorizadas.
Quanto ganha quem se forma na Trybe?
renda de pessoas formadas Valor calculado a partir da mediana salarial de 406 pessoas que concluíram a formação em desenvolvimento web da Trybe até dezembro de 2021.
R$ 4.500,00/mêsOs dados de renda relatados aqui correspondem apenas às pessoas que se formaram na Trybe via MSC (Modelo de Sucesso Compartilhado).MSC é a sigla para Modelo de Sucesso Compartilhado. Essa modalidade de pagamento permite que a pessoa estudante da Trybe pague pela formação apenas quando estiver trabalhando.
A base de usuários utilizada corresponde a 406 pessoas formadas na Trybe. Essas pessoas passam por um processo mensal de verificação de trabalho e renda através do qual acompanhamos onde estão trabalhando e como andam seus avanços na carreira.
Fonte: Panorama da Carreira Tech - Carreira Trybers 2020/2021mediana salarial de pessoas formadas na Trybe
mediana salarial de pessoas formadas na Trybe
Os dados de renda relatados aqui correspondem apenas às pessoas que se formaram na Trybe via MSC (Modelo de Sucesso Compartilhado).MSC é a sigla para Modelo de Sucesso Compartilhado. Essa modalidade de pagamento permite que a pessoa estudante da Trybe pague pela formação apenas quando estiver trabalhando.
A base de usuários utilizada corresponde a 406 pessoas formadas na Trybe. Essas pessoas passam por um processo mensal de verificação de trabalho e renda através do qual acompanhamos onde estão trabalhando e como andam seus avanços na carreira.
Fonte: Panorama da Carreira Tech - Carreira Trybers 2020/2021