Neste livro você irá aprender sobre conceitos que fazem parte da vida de profissionais seniores na carreira de desenvolvimento e arquitetura de software.
Ao se cadastrar, você concorda com os termos de uso e privacidade da Trybe.
Ao se cadastrar, você concorda com os termos de uso e privacidade da Trybe.
Todo o conteúdo é proveniente da aplicação prática das tecnologias, conceitos e culturas apresentadas como Java Efetivo, Clean Code, Domain-Driven Design, Clean Architecture e Building Microservices.
A intenção deste capítulo é gerar uma autocrítica em profissionais de desenvolvimento de software sobre muitos assuntos que poderiam ter sido explorados com maior profundidade durante o processo de formação acadêmica.
Sim, você vem desenvolvendo Java ao longo dos anos e já leu muito sobre DDD. Porém, não sabe como aplicá-lo na vida real. Esse capítulo explica a aplicação através de um projeto de desenvolvimento na nuvem com Java.
Temos ciência que realizar um código legível é muito importante. Porém, qual é o impacto disso no ambiente de produção? Como vender consistência de um modelo rico? Afinal, o lombok é amigo ou inimigo do clean code?
O objetivo deste capítulo é comentar sobre as camadas existentes dentro de um dos livros mais comentados nesses últimos anos, o Clean Architecture, e entender quando é interessante utilizá-las.
Após alguns anos de estrada, quem desenvolve percebe que passa grande parte do seu tempo lendo códigos que, na maioria das vezes, são escritos por outras pessoas. Neste capítulo você aprenderá a otimizar o tempo de refatoração.
Muitas das vezes, quando iniciamos um debate sobre SQL (Structured Query Language) e NoSQL no meio técnico, já podemos esperar o surgimento de discussões acaloradas. Neste capítulo vamos te mostrar que não existe motivo para rivalidade.
Com a popularização da utilização de ambientes de cloud para entrega de software, a arquitetura orientada a microsserviços passou a ser cada vez mais adotada. O quão confortável a comunidade de TI pode se sentir acerca da adoção dessa arquitetura? Neste capítulo você aprenderá por onde começar e terá acesso a lições aprendidas a partir da utilização desse modelo.
Uma vez que conversamos sobre DDD, microsserviços, boas práticas, design de código e arquitetura de software, temos embasamento para prosseguir e abordar um dos temas mais discutidos do cenário de tecnologia: computação em nuvem.
Quando planejamos um projeto, no geral, esquecemos de adicionar o fato de que tanto as ferramentas quanto a JVM (Java Virtual Machine) precisarão ser atualizadas com frequência. Mas afinal, qual é o peso de ignorar esse fato? Quais são os impactos em segurança, desempenho e produtividade com essa ação? Este é o tema do capítulo.
Muitas empresas deixam o desempenho para depois quando se trata de possíveis problemas de performance que podem ocorrer no ambiente de produção para a fase de testes. Temos o desafio de conciliar uma arquitetura evolutiva juntamente com a engenharia de desempenho ou performance. Isso é o que abordaremos neste capítulo.